sexta-feira, 25 de abril de 2008

O dia da liberdade!

Um chefe de polícia decidiu que estava na altura de compensar os prisioneiros, pois estes tinham prestado serviço comunitário, de livre vontade.

Para tal, decidiu que um dos prisioneiros seria libertado. Isto se, de entre 10 bolas colocadas num saco (9 pretas e 1 branca), o prisioneiro tirasse a branca.

Depois de fazerem um breve sorteio entre os prisioneiros para saber qual ia ter essa oportunidade única, o chefe arrependeu-se da sua generosidade, pois a sorte sorriu a um sujeito agressivo, conhecido como um dos mais violentos criminosos do país.
Para remediar a situação, decidiu pôr dentro do saco apenas bolas pretas. Assim, o sujeito nunca ia tirar a bola branca e não poderia sair em liberdade.

Um informador disse o que se estava a passar ao criminoso, que planeou uma forma de dar a volta à situação.

No dia previsto para a libertação (ou não), o chefe, o criminoso e um juíz estão numa sala. Depois de tirar uma bola, o criminoso é libertado!

O que terá acontecido?

PS: Temos a certeza que o saco só tem bolas pretas!

4 comentários:

  1. Desculpa, mas não percebi esta; é que nem sequer tem pergunta :S

    ResponderEliminar
  2. Desculpa, realmente tinhas razão! Esqueci-me de passar o resto do enigma! =P

    Agora já está completo... só falta a resposta, claro! =)

    ResponderEliminar
  3. Sincermente, acho que o criminoso tinha uma bola branca na manga escondida, para aí; ter 100% de probabilidades de apanhar uma bola branca.

    ResponderEliminar
  4. Não nego que a tua resposta possa ser uma das possíveis, mas ainda prefiro a "oficial":

    O criminoso sabia que ia tirar uma bola preta. Então, aproveitou um momento de distracção do chefe e do juíz, tirou a bola e guardou-a no bolso.
    Diz, então, aos outros dois: "Tirei a bola branca!"
    "Deixa cá ver!", diz o chefe da polícia.
    E o prisioneiro: "Não há necessidade de mostrar! Olhem para as bolas que estão no saco! São todas pretas, isso significa que tirei a branca! Isso significa que posso sair em liberdade!"

    "Sim! Tem razão!", diz o juíz depois de ver o saco. "Pode ir, é um homem livre!" =P

    ResponderEliminar