terça-feira, 27 de maio de 2008

Os namorados!

A Daniela tem dois namorados, o José e o João.
Para visitar o João, tem de apanhar o comboio em direcção ao norte e para visitar o José tem de apanhar o comboio em direcção ao sul.

Ambos os comboios passam a cada 10 minutos e, como a Daniela gosta dos dois rapazes por igual, nem tem em atenção se um comboio vai para o norte ou para o sul, simplesmente apanha o primeiro que passa.

Depois de algum tempo, a Daniela verifica uma coisa estranha! Dá-se conta de que visita o João 90% das vezes e o José os restantes 10%.

Porque será?

2 comentários:

  1. Bem, ao ver este engima a nostalagia me atingiu, fazendo me lembrar de as alturas em que facadas era o meu pai nosso de cada dia( estou religioso :P)

    Mas para nao dizeres que a minha resposta foi alterada pelo tempo, irei dar a mesma resposta que dei naquela altura:

    "Bem esta é mais do que evidente que um deles é melhor na cama que o outro logo ela visita a maior parte das vezes o que lhe da mais prazer, neste caso é o joao e so mesmo quando ela quer variar um bocadito é que ela escolhe o jose...

    ( "ah e tal ela gosta de ambos por igual" isso é uma armadilha do enigma, so serve mesmo para consolar os homens que se chamam jose. "

    contudo para nao dizeres que nao aprendi nada com o passar do tempo irei te dar a resposta correcta:

    O comboio para Norte passa um minuto antes que o comboio para o Sul. Por exemplo, se o comboio do Norte passa às 8:00, o do Sul passa às 8:01.
    Agora imaginemos que a Daniela chega à estação às 8:02. Ela vai apanhar o comboio para o Norte às 8:10. A única hipótese de ela apanhar o comboio para o Sul é chegar segundos depois do comboio do Norte partir pois daí a menos de um minuto passará o referido comboio para o Sul. Como ela tem de chegar à estação nesse minuto a probabilidade de ir para o Sul é de 10%. Os restantes nove minutos fazem com que tenha 90% de probabilidade de ir para o Norte.
    ( obrigada sandra pelo pensamento e pela analise correcta ao problema)

    Sinceramente,
    Vitor.

    ResponderEliminar
  2. Hum... estás profundo! =P

    Realmente foi um enigma especial e que originou a "brincadeira do José e do João"! eheh

    Ia dizer que plagiaste, mas uma vez que disseste a fonte da tua resposta, deixaste-me sem essa provocação! ehehe =P

    PS: Eu não dava tantas "facadas" assim! =P

    ResponderEliminar