terça-feira, 13 de maio de 2008

As cinco enfermarias...

Num hospital há cinco enfermarias de cores diferentes, onde exercem medicina médicos de nacionalidades diferentes, de especialidades diferentes, receitando consequentemente medicamentos diferentes e cuidando de um número diferente de doentes...

1. O médico português está na enfermaria rosa.

2. O médico espanhol tem 5 doentes

3. Na enfermaria verde está um médico de clinica geral.

4. O médico francês é dermatologista.

5. A enfermaria verde fica à direita (à direita do leitor) em relação à enfermaria branca.

6. O médico que receita E-500 tem dois doentes.

7. Receita-se Aftyl IV-IM na enfermaria amarela.

8. Na enfermaria do meio está o médico obstetra
9. O médico Sueco está na primeira enfermaria à esquerda.

10. O médico que receita Aftyl Comprimidos está na enfermaria ao lado daquela onde existem 3 doentes.

11. Receita-se Aftyl IV-IM na enfermaria ao lado daquela que tem apenas 1 doente.

12. Quem receita Reitrocina Grânulos Forte é o Otorrino.

13. O médico Inglês receita Reitrocina IV.

14. O médico Sueco está na enfermaria ao lado da enfermaria azul.

E agora que estão lançados os dados do enigma, aqui estão as perguntas a que é necessário responder:

Pergunta 1 : Quem tem 4 doentes?
Pergunta 2 : Quem é o médico cardiologista ?

3 comentários:

  1. Eu ia para responder a este, mas ja percebi a razão para ninguem ter comentado ainda...
    E pronto, como eu nao tenho letra de medico, vou-me deixar pelo silencio...lol!

    ResponderEliminar
  2. O raciocinio é um pouco longo e dificil de explicar sem um pequeno esquema, por isso vou dar só a resposta:

    -Quem tem 4 doentes é o médico inglês.
    -O cardiologista é o sueco.

    ResponderEliminar
  3. Ahh eu sabia.. Este tambem era fácil, mas não queria tar a responder a todos, tenho de dar oportunidade aos outros..lolll!!

    ResponderEliminar